Enquanto o mundo entrava em uma longa quarentena por causa da COVID-19, a seguradora alemã Allianz e a brasileira SulAmérica Seguros, consolidavam uma transação que pagou 3,2 bilhões de reais pela carteira de automóveis e ramos elementares da SulAmérica seguros no Brasil.

A Allianz, uma gigante transnacional, pagou mais de US$ 600.000.000,00 (600 milhões de dólares americanos) ou quase R$ 3,2 bilhões de reais pela totalidade da carteira de seguros de automóveis e de ramos elementares da SulAmérica seguros no Brasil. A Allianz adquiriu parte dos negócios da seguradora brasileira tornando-se a segunda maior em automóveis e a terceira do Brasil no segmento de ramos elementares. Ramos elementares são aqueles seguros que garantem danos ou perdas sobre objetos e pessoas excetuando-se, o ramo de seguro de vida. Pelos valores envolvidos e pelo volume de negócios transferidos entre as empresas, trata-se de uma das maiores aquisições da história do setor de seguros no Brasil.

Estima-se que a Sul América detinha e transferiu mais de um milhão e seiscentas mil apólices de veículos para o controle da Allianz. Durante os anúncios da operação, executivos da Allianz anunciaram a disposição da companhia de avaliar no Brasil e na América latina outras aquisições como esta. Isto mostra apetite e uma disposição estratégica de tornar-se líder e principal empresa deste setor no Brasil. E a realidade é que agora não falta muito para isto.

Como será a transição da Allianz e Sulamérica?

Por enquanto as duas companhias continuarão suas operações distintas e separadas para oferecer uma transição suave, tranquila e quase imperceptível para clientes, corretores, fornecedores, colaboradores e parceiros. Ou seja, enquanto vão ocorrendo as migrações, as duas seguradoras irão trabalhando de forma independente sem prejuízo para nenhum dos envolvidos comercial ou institucionalmente com as duas companhias.

O contrato de aquisição projeta a criação de uma seguradora completamente nova para tocar o portfólio adquirido que deve dar continuidade ao modelo de negócios estabelecido quando os atuais clientes da SulAmérica buscaram aquela companhia por identificar-se com a empresa. Não poderia ser diferente, a opção foi pela manutenção do compromisso original estabelecido com os clientes das duas empresas.

Imagina-se que o grupo SulAmérica aplicará estes recursos obtidos para tornar-se mais competitiva ainda, nas áreas de vida e previdência, seguro saúde, odontológico e gestão de investimentos que juntos correspondem a mais de 80 % do faturamento do grupo. É óbvio que a liquidez da empresa que agora conta com este montante de recursos dará mais fôlego e disposição para uma necessária consolidação estratégica em seus negócios remanescentes ampliando muito sua capacidade de crescimento.

Como fica a Concorrência no Brasil?

Como se posiciona a concorrência no Brasil com esta nova configuração de forças tão fortemente alterada?

Para acompanhar isto vamos identificar aqui os maiores concorrentes no ramo seguro auto classificando-os, por agora. Isto porque teremos que aguardar antes de antecipar cenários. A única certeza hoje é de que a concorrência deverá se acirrar ainda mais em um mercado já tão disputado.

Listaremos aqui algumas das principais companhias seguradoras que operam no ramo de seguro automóvel e que se preparam para enfrentar a competição com uma concorrente agora mais bem posicionada.

  1. Azul Seguros, é uma seguradora do grupo Porto Seguro desde 2003 e destaca-se no seguimento identificado como seguro auto popular. Compromete-se a proteger veículos com preços até 25% mais baixos criando alternativas para o proprietário do automóvel que quer o seu seguro mais barato sem perder a necessária segurança.
  2. A Bradesco seguros, é uma empresa totalmente brasileira, bastante conhecida e ligada a marca de um dos maiores conglomerados financeiros do hemisfério Sul o Banco Bradesco S.A. Ela conta com uma rede de 34.000 corretores ativos bem como utiliza a rede de 3,6 mil agências bancárias espalhadas pelo país. A seguradora atua além da modalidade de seguro de carros, seguros de vida, previdência complementar, ramos elementares, capitalização e seguro saúde. É conhecida por sua solidez e credibilidade.
  3. A HDI seguros também é uma empresa alemã comercializando em nosso país desde 1979 e hoje tem atuação em todo o território nacional. É uma das três maiores seguradoras da Alemanha e bastante conhecida no resto do mundo como Talanx AG. Destaca-se por sua tecnologia e agilidade, foi fundada em 1903.
  4. A Tokio Marine Seguradora é um grande player neste segmento no Brasil, tem a controladora com sede em Tokio e está no Brasil desde 1959, cresce com velocidade e com muito investimento. Estima-se que hoje conte com pelo menos 1.600 colaboradores mais de 21.000 corretores. Fundada no Japão em 1879, atua em mais de 40 países. Também se destaca por muita tecnologia e qualidade no atendimento.
  5. Quando observamos de perto como está a competitividade no cenário de seguros automotivos no Brasil, precisamos considerar as taxas velozes de crescimento das carteiras da Liberty seguros. Esta companhia teve origem no Brasil em 1906 chamava-se originalmente Seguros Marítimos e Terrestres e em 1996 foi incorporada ao grupo Liberty Mutual com sede na cidade de Boston Massachussets em atividade desde 1912.
  6. Como parte da estratégia para ampliar a sua carteira de seguros de automóveis a Liberty criou em 2017 a marca Aliro Seguro. O objetivo era oferecer ao mercado de seguros auto no Brasil um produto de alta qualidade, mas um seguro mais barato com opções enxutas de cobertura de acordo com as necessidades do consumidor.
  7. Porto Seguro seguros, conta com mais de 10 mil colaboradores distribuídos em todo o território nacional que se somam a mais de 25.000 corretores. Tem uma das melhores reputações entre o público pesquisado e oferece além de diversas categorias de seguro auto, mais de 40 outros diferentes produtos. Associada ao grupo Itaú, administra a carteira remanescente de seguro de veículos do banco. Também é detentora da marca Azul seguros, seguradora especializada em seguro auto com valores mais acessíveis focando em um público que busca um produto mais econômico. Atua desde o ano de 1945.
  8. A Suhai Seguradora foi fundada em 2012 e tem sede no estado de São Paulo, é uma empresa que se originou do Grupo Suhai estabelecido em 1991. Atua com ênfase em seguro de veículos para roubo e furto e destaca-se por proporcionar cobertura a segurados que não tiveram aceitação em outras companhias e, portanto, oferece preços com valores até 60% abaixo das coberturas mais comuns.
  9. A japonesa Sompo seguros também é uma empresa que tem tradição de mais de um século e caracteriza-se pela confiança e solidez. Aqui no Brasil opera desde 1943. No mundo ela conta com cerca de 80 mil colaboradores, atendendo 20 milhões de clientes espalhados em 30 países. Sua característica é aliar tradição com agilidade, tecnologia e solidez. Absorveu aqui no Brasil as conhecidas marcas Yasuda e Marítima seguros.

Como conseguir um Seguro Auto Mais Barato?

Com tanta diversidade, o público utiliza cada vez mais ferramentas on-line de orçamento de seguro auto em plataformas que facilitam a comparação de preços de seguro auto. Uma das mais eficientes é o site www.meuseguromaisbataro.com.br que através de um simples formulário preenchido em um smartphone busca para o interessado todas as informações fundamentais nas melhores seguradoras para a contratação de seu seguro de auto pelas melhores condições possíveis e pelo preço mais barato.

Conhecendo mais da Allianz Seguros

Para ajudar o brasileiro a conhecer melhor a Allianz, este gigante mundial de seguros, exemplificamos abaixo, as atividades de divulgação no mundo da companhia que agora simplesmente dobra de tamanho no Brasil a partir destas aquisições nestes ramos. A Allianz seguros em 2019 contava com 147.000 funcionários em todo o mundo que serviam a mais de cem milhões de clientes em 70 países. O grupo Allianz registrou no ano fiscal de 2019 um total de receitas de aproximadamente 142 bilhões de euros.

A seguradora tem inúmeros projetos de patrocínio e associação de marcas separamos alguns aqui:

-Fórmula 1, Equipe Mercedes-AMG Petronas Motor Sport equipe dos pilotos Lewis Hamilton multi campeão e atual líder da temporada 2020 e Valtteri Bottas.

– Seguradora oficial do FC Barcelona um dos principais clubes da Espanha, além de patrocinadora do FC Bayern de Munique, um dos maiores campeões da Europa.

– Patrocina diversas, grandes e modernas arenas esportivas multi uso ao redor do mundo como:

Allianz Arena em Munique Alemanha casa do Bayern e do TSV 1860.

Também o Juventus futebol clube, uma das maiores e apaixonadas torcidas da Itália hoje manda as suas partidas em uma belíssima e moderna arena denominada Allianz Stadium.

Aqui no Brasil, até agora, detém o naming rights do Allianz Parque onde pagou em 2013, R$ 300 milhões de reais para deter os direitos do nome da arena, que serve de sede dos jogos do clube Palmeiras em São Paulo.

Em Londres, controla os direitos do Allianz Park que além de receber uma variedade de eventos artísticos e comerciais também abriga jogos de três equipes esportivas inglesas. 

O Allianz Riviera com capacidade para 35.500 pessoas e abrigam os jogos do OGC Nice e a equipe de Ruby do Toulon na França.

Allianz Parque onde pagou em 2013, R$ 300 milhões de reais para deter os direitos do nome da arena, que serve de sede dos jogos do clube Palmeiras em São Paulo.

Sidney Austrália abriga o Allianz Stadium sede de duas das maiores equipes de Rugby daquele país.

O Rapid de Viena, um dos mais tradicionais clubes de futebol da Áustria hoje joga em um novo e moderníssimo estádio denominado Allianz Stadion.

Patrocina também a cada vez mais prestigiada e conhecida Fórmula E mundial. A empresa que é uma das maiores seguradoras de automóveis do planeta, apoiando esportes também dentro da economia sustentável. A Fórmula E é uma nova modalidade semelhante a Fórmula 1 só que com veículos totalmente movidos a eletricidade.

Sobre esportes e novas tecnologias a Allianz também é a principal patrocinadora da Drone Racing League ou (DRL) a franquia mundial de corrida de Drones.

Muitas outras iniciativas de apoio tanto nos esportes como Golfe, ciclismo, esportes paralímpicos, música, cultura, educação e arte são parte do apoio da companhia. Isto dá a dimensão da importância deste negócio que demonstra o interesse da Allianz em participar do dia a dia dos brasileiros fazendo uma aposta tão ousada.

A demonstração de confiança no Brasil é que com a aquisição destas novas carteiras o Brasil concentrará mais de 70% das operações da Allianz em toda a América Latina.