Como a Allianz se tornou a maior seguradora do mundo

Existem alguns fatores importantes que todos consideramos quando procuramos a seguradora certa. O tamanho da empresa, sua história e sua herança são todos os fatores que levamos em consideração, bem como quanto custa.

Se você está procurando uma companhia de seguros bem estabelecida, a Allianz deve estar no topo da sua lista. Mas por trás do tamanho impressionante da empresa, há uma história fascinante e um rico histórico cultural.

Muitas pessoas ouviram o nome Allianz, mas poucas estão realmente familiarizadas com o histórico da empresa e com os valores que ela representa. Nossa pesquisa sobre as origens da empresa lançou uma luz sobre algumas histórias que, espero, farão desta peça uma leitura interessante para você.

A longa história da Allianz foi repleta de enormes contratempos, que incluíram grandes perdas após o terremoto de San Francisco e a aniquilação de suas sedes durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar desses eventos catastróficos, a Allianz avançou e conseguiu se tornar a maior companhia de seguros do mundo.

Hoje, a empresa possui 85 milhões de clientes de seguros privados e corporativos. Isso é mais do que todas as pessoas que vivem na Alemanha, onde Allianz nasceu. No momento, mais de 142.000 funcionários em 70 países trabalham para a mega-seguradora.

The logo of Europe’s biggest insurer Allianz SE is seen on the company tower at La Defense business and financial district in Courbevoie near Paris, France, March 2, 2016. REUTERS/Jacky Naegelen – RTS9411

Agora, vamos compartilhar com você a fascinante história de como a Allianz cresceu e se tornou a empresa que é hoje.

A história da Allianz

Quando você escolhe uma companhia de seguros, é sempre uma boa ideia olhar para o seu histórico.

A Allianz existe desde 1890, por isso é uma boa aposta que continuem a operar bem no futuro. Um império de seguros não acontece da noite para o dia. A Allianz levou mais de 125 anos para chegar onde está hoje. Sua história retrata sua persistência em crescer no setor de seguros mundial, apesar dos desafios que teve que superar.

A fundação inicial foi um pouco difícil

A Allianz AG foi fundada em Berlim, Alemanha, em 1890. O diretor da Munich Reinsurance Company estabeleceu uma parceria com o proprietário de um banco alemão para criar a companhia de seguros conjunta.

Os primeiros produtos eram limitados. Inicialmente, a empresa vendeu apólices de seguro marítimo e de acidentes a clientes na Alemanha. O primeiro passo em direção ao domínio global. Três anos após o início, a empresa já estava se expandindo para outros países. Em 1893, um escritório de seguros da Allianz foi aberto em Londres, Inglaterra. Continuou a distribuir seguro marítimo para clientes alemães que precisavam proteger seus interesses fora do país. Primeiro em seguros corporativos. Em 1900, a Allianz recebeu a primeira licença para vender seguros para empresas.

Em 1914, a Allianz havia se expandido para a Holanda, Itália, Austrália, Bélgica e França.

Os estados bálticos e os países escandinavos como a Noruega também foram lugares em que a Allianz se estabeleceu. Então, em 1918, a empresa finalmente começou a segurar automóveis.

No final da década de 1920, a Allianz era a fornecedora número um de seguros de vida na Europa.

Resistiu à Depressão. Durante a Grande Depressão, a Allianz, como a maioria das empresas, foi duramente atingida.

A Allianz e outras 15 companhias de seguros de vida foram processadas em 1997 por apólices de seguro de vida não pagas para vítimas do holocausto nazista.

A empresa criou uma linha direta para o processamento rápido de reclamações não resolvidas e fez uma auditoria em seus arquivos para identificar as políticas da era nazista.

Em 1998, a Allianz e quatro outras companhias de seguros trabalharam com Israel e representantes judeus na criação da Comissão Internacional de Reivindicações da Era do Holocausto.

Allianz teve crescimento acelerado após a Guerra

As operações globais foram retomadas após a Segunda Guerra Mundial. No pós-guerra, a Allianz continuou a adquirir outras empresas e a se expandir para novos mercados.

Nos anos 70, foram abertos escritórios nos Estados Unidos, Espanha e Brasil.

Nos anos 90, após a queda do Muro de Berlim e da Cortina de Ferro, a Allianz expandiu-se para a Europa Oriental.

Não esqueça da Ásia. A empresa também se expandiu para a Coréia do Sul e a China nos anos 90. Em seguida, o Fundo dos Bombeiros. A companhia de seguros dos EUA chamada Fireman’s Fund foi adquirida pela Allianz em 1991. O Fundo dos Bombeiros tinha sua própria história interessante.

A empresa recebeu esse nome por sua prática de reservar 10% dos lucros para famílias de bombeiros caídos. Companhia de seguros de Hollywood. O Fireman’s Fund era a seguradora número 1 da indústria de cinema e televisão em Hollywood quando foi comprada pela Allianz.

Em 2004, tornou-se a primeira grande empresa a obter incorporação europeia na União Europeia.

Em 2008, a Allianz passou a ser a maior seguradora da Europa.

Hoje, a controladora Allianz SE possui várias subsidiárias em todo o mundo.

Em 2017, a Allianz ficou em 21º lugar na lista da Forbes 2000 das maiores empresas públicas do mundo. Em 2016, teve uma receita total de US $ 107 bilhões.

Com mais de 85 milhões de clientes em todo o mundo e 142.000 funcionários, a Allianz certamente percorreu um longo caminho desde que saiu dos escombros do terremoto de São Francisco e da Segunda Guerra Mundial em Berlim.

Em 23/08/2019 a Allianz informou que comprou da seguradora Sul América a carteira de automóveis e ramos elementares.

Coberturas do Seguro Auto Allianz
Na lista a seguir estão as coberturas básicas que todos os pacotes de seguro auto Allianz possuem:

  • Casco: protege o valor do seu carro em casos de roubo, colisão, incêndio, entre outros.
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): esta cobertura é usada quando os passageiros do carro segurado sofrem danos corporais em razão de acidente com o veículo segurado.
  • Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V): esta cobertura se refere tanto a danos materiais como corporais que foram resultados de acidentes com terceiros.
  • Carro Reserva: em caso de sinistro, você tem direito a usar um carro extra de 15 a 30 dias.

Os seguros da Allianz também oferecem a cobertura de Carta Verde, um seguro obrigatório que cobre a responsabilidade civil de um condutor de veículos em viagens internacionais no Mercosul. Entretanto, essa cobertura apenas é inclusa para segurados que moram nos estados da região Sul ou no Mato Grosso do Sul.

Você pode fazer a cotação seguro auto e receber os preços da Allianz Seguradora no site do meu seguro mais barato.

Outros conteúdos

TOKIO MARINE É BOA?

Sim! Sem dúvida a TOKIO MARINE é uma das melhores e maiores seguradoras do Brasil e do mundo. Em 1879 foi fundada na cidade de

ZURICH SEGUROS É BOA?

A ZURICH SEGUROS é muito boa sim! Ela é uma das maiores e melhores empresas de seguros do mundo. Falamos aqui de uma empresa com

Como escolher o carro certo para você

Escolher o carro certo para você pode parecer uma tarefa desafiadora, afinal, existem tantas opções disponíveis no mercado automotivo atual.  No entanto, tomar essa decisão